Sustentabilidade é transformada em negócio rentável (trabalho final)

Por Marcia Saraiva/ Fernanda Sakaragui/Jéssika Bertani

Diversas empresas tem aderido ao mercado de cosméticos sustentáveis para abranger e criar um consumidor consciente. Com suas políticas em prol da natureza, o lucro vem não só para o meio ambiente, mas também se tornou um negócio lucrativo.

Lilian Roquetti Gerdes, é empresária e acaba de abrir uma loja em Santo André especializada em produtos reciclados. Seguindo uma política ecologicamente correta, a Icí Beleza Orgânica vende joias, acessórios, bolsas e calçados que surgiram de lonas de caminhão, sementes, pneus, folhas de plantas, piaçava e restos de madeiras, além de cosméticos com até 100% de ingredientes orgânicos, obtidos de forma sustentável e com certificação de institutos nacionais e internacionais, como o IBD e a Ecocert. “Nossos produtos não usam ingredientes de origem animal e não são testados em animais”, esclarece Lilian. “Icí para os índios caiapós do sul significa semente e foi com esta finalidade que criei o espaço, a fim de mostrar que é possível gerar negócios a partir de materiais recicláveis, que, ao invés de poluírem a natureza, podem ser transformados em lindas peças.”, explica a empreendedora.

Aberta a apenas um mês, a loja recebe clientes da badalada Capital, algumas ecojoias já até apareceram na novela “Ti-ti-ti”, da Rede Globo”. Em entrevista, a empresária conta o que pensa sobre os negócios sustentáveis.

De onde surgiu a idéia de abrir um negócio sustentável?

Surgiu primeiro de uma consciência interna própria das questões ambientais e animais, gerando uma necessidade de ação. Meu marido e eu gostamos muito de viajar e daí veio também o meu gosto por artesanato e modo de vida da comunidade. Fui descobrindo talentos e dificuldades de pessoas que querem fazer e mostrar seus trabalhos, mas não tem condições ou até vontade de sair de sua terra. Percebi, também, que a grande maioria desses artesãos aproveitava o que a natureza oferecia de forma não destrutiva, com consciência de manejo da terra e de seus recursos.

Por que investir em cosméticos orgânicos, ecojoias e biojoias?

As ecojoias e biojoias vieram da minha formação acadêmica em Artes Plásticas e posteriormente em Joalheria. O gosto por acessórios me trouxe a vontade de aliar beleza e sustentabilidade, prestigiando cooperativas de artesãos e indígenas, e ainda designers brasileiras que tem algum tipo de trabalho social aliado.

Com relação aos orgânicos, faço um trabalho voluntário com animais de rua há mais de 20 anos. Vivenciei inúmeras histórias tristes e acompanhei várias lutas individuais e coletivas (associações e ongs) contra vivisseção (uso de animais em faculdades, geralmente de forma cruel), interdição de abatedouros e alteração na forma de abate, liminares contra rodeios (onde o uso do sedem é torturante), animais em circos e testes em animas, eutanásia nos Centros de Controle de Zoonoses, campanhas e mutirões de castração de animais de rua ou de donos carentes, trabalho de conscientização desses “donos”,… Enfim, tudo isso me levou a ser vegetariana e a boicotar empresas que ainda testam em animais, além de utilizarem substâncias de origem animal ou sintética, trabalharem com grandes latifúndios, mão-de-obra escrava ou infantil. Para tanto, contei com muita pesquisa nos locais e informações de instituições confiáveis como PETA, PEA, VEDDAS, etc, onde qualquer pessoa pode ver e ter consciência do que é feito com os animais e o meio ambiente. Além de listas atualizadas das empresas que testam ou não seus produtos em animais.

Quais são os consumidores que pretende atingir? Há muita procura pelos produtos sustentáveis?

A procura é muito boa. A minha intenção se concentra em divulgar esse conceito e levá-lo para o dia-a-dia das pessoas que não estão acostumadas a pensar em toda a responsabilidade que existe por trás de uma compra. Os que já conhecem, já compram e quem não conhece, tem uma agradável surpresa. Tenho obtido retorno de clientes que não usavam maquiagem há mais de 10 anos, não podiam nem lavar o rosto com um sabonete, apenas água, pessoas com vários problemas no couro cabeludo, erupções cutâneas pelo uso excessivo de química ou outros motivos de saúde e que obtiveram melhoras rápidas com os produtos orgânicos.

 

Como saber quais produtos sustentáveis e reciclados são confiáveis?

Existem vários selos de certificação que são obrigatórios nestes produtos, como por exemplo: IBD (nacional), ECOCERT (francês), USDA, Vegano. Cruelty Free, etc. Estas instituições fazem o controle periódico dos fornecedores e fabricantes.

O que você acha dessa nova moda de usar produtos, roupas e acessórios sustentáveis? Você acha que essa onda pega?

Eu não acredito em moda, acredito em mudança de atitude, ética, qualidade de valores e princípios. Ainda não há moda sustentável e ambientalmente correta para todos os gostos. A grande maioria dos calçados, por exemplo, ainda são de algum tipo de couro animal.

E ainda existe a pessoa que se utilize da “onda verde” para ganhar dinheiro e enganar o consumidor desatento que não tem informação dos selos.

Você acha que a procura dos produtos é maior pelo fato de serem sustentáveis e ajudarem ao meio ambiente?

Sim e não, pois as peças são belíssimas e originais. Muitas pessoas querem ajudar, serem corretas, fazerem a sua parte nessa história, mas não sabem como (além do básico de separar lixo, não disperdiçar água, …). A consciência de estar fazendo algo que ajuda uma comunidade, que por sua vez, protege o meio ambiente, pois daí vem seu sustento, unindo a beleza das peças e originalidade, acaba agregando muito mais valor ao presente ou à compra.

Você acha que a utilização dos produtos e acessórios sustentáveis irá fazer grande diferença ao meio ambiente?

A partir do momento que este material já não vai mais para a natureza para levar anos ou séculos para se decompor, já vale a iniciativa.

Financeiramente, compensa produzir produtos sustentáveis?

O custo é maior, porque todas as etapas da produção têm de ser corretas. A lona de caminhão para ser reciclada tem uma lavagem sem química e esta água volta a ser tratada para novo uso, não vai parar no esgoto ou qualquer outro descarte clandestino. Isso encarece o negócio.

Algumas empresas têm usado como publicidade o fato de serem sustentáveis. O que você acha dessa estratégia de marketing?

Desde que seja verdade e transmitido com verdade, funciona sim.

Em sua opinião, os cidadãos brasileiros estão mais conscientes em relação aos problemas causados ao meio ambiente?

De maneira geral, sim. Mas ainda falta muito trabalho de educação e responsabilidade.

Em minhas pesquisas acabei percebendo que grandes partes das empresas têm aderido ao movimento sustentável. Você acha que isso se deve a procura do público, aceitação, consciência das empresas ou a rentabilidade?

Acho que tem mais a ver com a imagem da empresa perante o público, em primeiro lugar. É uma medida “simpática” e necessária para estar dentro do contexto atual e da mídia. O problema maior é até que ponto é real ou não. E, não sendo real, a empresa se queima feio!

A loja está localizada na rua Coronel Ortiz, 649-A – Vila Assunção – Santo André – Fone: (11) 4316-3285 / 4316-7439

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